quarta-feira, 6 de junho de 2007

Estado de Origem

O Estado do Amapá está localizado na região norte do Brasil a NE da Amazônia quase que inteiramente no Hemisfério Norte do Planeta. Possui 143.453 Km² de área territorial e extensão fronteiriça de 2.394 Km compartilhada com Suriname, Guiana Francesa, Estado do Pará e Oceano Atlântico.

Relativamente pequeno, se comparado com outros Estados da Amazônia, o Amapá concentra uma das maiores diversidades em ambientes naturais, já que faz parte de dois grandes domínios geográficos: o amazônico e o oceânico, o que lhe atribui características muito particulares quanto a formação e estruturação de seus ambientes naturais.

Do ponto de vista do relevo, o Estado é dividido em duas grandes regiões: uma interna, de relevo suavemente ondulado, com alturas médias de 100 à 200 metros, mas que podem atingir extremos de 500 metros, constituída por rochas cristalinas metamórficas e cobertas de floresta densa, e outra região costeira de planície que se estende ao leste até o Atlântico, e ao sul até o rio Amazonas.

A cobertura vegetal do Estado é composta por formações campestres, com cerrados e campos de várzea inundáveis ou aluviais largamente distribuídos no Estado e formações florestadas, com manguezais, florestas densas de terra firme, que ocupam mais de 70% da superfície e florestas de várzea, com ocupação econômica predominante por populações ribeirinhas.

Sua população de aproximadamente 450.000 habitantes é caracterizada pela descendência de portugueses, que chegaram no período da colonização; pelos negros, descendentes de antigos escravos africanos; pelos índios, de cinco etnias e pelos mestiços originados dessas raças. Subdividido administrativamente em 16 municípios, o Estado do Amapá possui a maioria dessa população distribuída na Capital Macapá e na área portuária de Santana, gerando no estado grandes vazios habitacionais.

Nenhum comentário: