quarta-feira, 6 de junho de 2007

Nota

Este espaço digital visa expor o "Projeto Navegar" como um programa executado pelo Governo do Estado do Amapá durante a gestão 1999/2002. Em nenhuma hipótese esta exposição objetiva desviar sua idealização original e execução operacional em nome deste autor. No entanto, enquanto Gerente de Projeto do PRODAP assumi vários papéis no projeto. Formatei integralmente o projeto descritivo final, conduzi a implantação oficial, assumi a coordenação geral e participei ativamente de sua difusão no âmbito nacional, como atestam algumas menções em eventos de renome, dentre eles:

  • XXVIII SECOP em Recife/2000 – palestrante oficial;
  • Iª Oficina de Inclusão Digital de Brasília/2001 – convidado pela SOCINFO/MCT;
  • II Conferência da Amazônia em Macapá/2001;
  • Seminário Telecomunidades em São Paulo/2001 - representante oficial do Amapá

Por ocasião do lançamento do Livro Verde do SOCINFO/MCT no Amapá, o qual me foi atribuída a responsabilidade de exposição dos projetos do PRODAP durante o evento, este projeto passou a ser considerado uma potência referêncial para disseminação da inclusão digital na região norte, através do Programa Telecentros-Bibliotecas com utilização de recursos do FUST - Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações gerido pela ANATEL/MC.

Nessa ocasião fui convidado a ser colaborador da SOCINFO para apresentar o programa Telecentros-Bibliotecas m toda região norte, com vistas a ampliação estrutural do Projeto Navegar como um centralizador dos telecentros que deveriam ser implantados na região. Surge então a necessidade de expandir as fronteiras territorias do projeto e desvinculá-lo do Governo, momento que o projeto ganha novo delineamento através da criação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Navegar Amazônia em março de 2002, atividade que também participei ativamente, inclusive com a elaboração do estatuto final e criação da logomarca oficial.

Uma nova gestão operacional surge quando o projeto estadual foi extinto em janeiro de 2003 pelo Governo do Estado e somente a OSCIP pôde continuar os trabalhos. A funcionalidade atual do projeto através do Navegar Amazônia pode ser verificado no link indicativo deste Blog. Durante minha coordenação do projeto concedi entrevista digital para a revista Imfundo Sattelite Primer¹ e coordenei a criação de material impresso e digital para exposição do mesmo no Simpósio Latino-Americano e do Caribe da Educação - SIMPLAC’2002 - em Havana/Cuba e no Gtechnology, Government Technology Exhibition’2001 em Ottawa/Canada.

¹ Improving Access Via Satelitte Document - PDF Page 77 / 79

Nenhum comentário: