quarta-feira, 6 de junho de 2007

Rotina de Operação

GERAL

Várias são as atividades que podem ser desenvolvidas no projeto, contendo cada qual suas peculiaridades e necessidades específicas. Dependendo da atividade, algumas características operacionais diferenciadas deverão ser adotadas, adaptando a embarcação para o trabalho que será realizado, mas via de regra, os procedimentos técnicos de operação do sistema consistem basicamente em:

  • Chegada da embarcação no local definido;
  • Atracamento e instalação da ponte móvel, para conexão do barco com o ancoradouro e/ou trapiche;
  • Partida do gerador e acionamento do condicionador de ar no laboratório;
  • Preparação dos equipamentos para operação;
  • Procedimentos acessórios em terra firme, tais quais, explanações sobre o projeto para a população local, identificação georrefenciada da área, captura de imagens, coleta de informações sobre a comunidade, visitação pública ao laboratório para reconhecimento da TI adotada e
  • Desenvolvimento das atividades previamente programadas com as associações comunitárias locais.

Específica no Laboratório

Cada computador no laboratório possui uma funcionalidade específica, vinculada aos acessórios utilizados. Tal configuração não é rígida, porém sua composição auxilia no melhor desenvolvimento das atividades pela equipe técnica presente.

A guarda das imagens digitais, se dará preliminarmente de maneira otimizada nos dispositivos de armazenamento magnéticos, distribuídos entre os computadores do projeto. Periodicamente, dependendo do volume total armazenado, tais informações serão transferidas para portadores de dados óticos com utilização de gravador de CD, instalados na embarcação ou alternativamente nas dependências do PRODAP.

Nesse sentido, o quadro a seguir demonstra um possível modelo a ser adotado, podendo ser reconfigurado dependendo das necessidades envolvidas e que especifica uma operacionalização básica dos equipamentos.

  • DESKTOP 01: Permitir a conexão via satélite com a Internet e capturar as informações georreferenciadas de percurso e local de trabalho - conectado a antena de transmissão e GPS
  • DESKTOP 02: Digitalizar documentos impressos, receber a transferência de imagens capturadas pela Câmera Digital e/ou Filmadora e centralizar atividades de impressão - conectado ao SCANNER, Impressora, Câmera Digital, Placa de Captura de Vídeo e Filmadora
  • DESKTOP 03: Capturar imagens em movimento internas e/ou externas da embarcação/laboratório - conectado WEBCAM
  • DESKTOP 04: Capturar imagens em movimento internas e/ou externas da embarcação/laboratório - conectado WEBCAM

A utilização do NOTEBOOK, se destinará a anotação de informações, transmissão de dados via satélite e descarregamento das imagens capturadas pela Câmera Digital, em atividades desenvolvidas no campo e por conseqüência, longe da TI disponível na embarcação, contemplando de maneira suplementar, a quantidade de computadores ativos no laboratório.

Nenhum comentário: