O avanço das tecnologias de informação e comunicação resultou no desenvolvimento de um grande número de aplicações, como telemedicina, ensino à distancia, comércio eletrônico etc., que podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos cidadãos e levar a competitividade das empresas. Em um mundo crescentemente globalizado, as transações econômicas entre países e as interações entre indivíduos e comunidades tendem a ser realizadas por uma infra-estrutura global, baseada em redes de alta velocidade. A implantação dessa infra-estrutura é hoje estratégica para a maior parte dos países e blocos econômicos, que percebem um enorme potencial de aplicações para melhorar sua competitividade e a qualidade de vida de seus cidadãos.
Os países que não acompanharem essa tendência correm o risco de ficar à margem do desenvolvimento da nova economia; em se tratando de países em desenvolvimento, como o Brasil, os desníveis tecnológicos em relação aos países avançados podem-se acentuar e as desigualdades sociais e econômicas aprofundarem-se ainda mais
A disponibilização de novas tecnologias de comunicação móvel de dados e a redução de seus custos de transmissão, permitirão que o projeto atinja novas metas na prestação de serviços à comunidade, abrindo cada vez mais as fronteiras do conhecimento para o exercício da cidadania.
A utilização de links mais velozes, possibilitará o acesso à world wide web de forma dinâmica e por conseqüência a utilização dos serviços de videoconferência, telemedicina, teleducação, e-commerce e uma séria de novos serviços objetivando que a comunidade realmente interaja com o resto do planeta.
Um comentário:
Esse é o Projeto oficial que se deu como Base o projeto Navega Pará, do governo do estado do Pará e que nunca se fez menção ao projeto original Idealizado e posto em pratica pelo governo do Estado do Amapá.
Parabéns Beto Lacerda, Paulo Cosme, Ronaldo Moura Palha, e outros pelo brilhante trabalho.
Postar um comentário